quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ativ. 2.2: Coisas importantes e significativas sobre hipertexto

Atividade 2.2: Coisas importantes e significativas.
O termo hipertexto foi criado no início dos anos 60 por Theodore Nelson, para exprimir a idéia de escrita/leitura não linear, em um sistema de informática.
Como afirma Luciana Linhares, hipertexto refere-se a um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referencias especificas, denominadas hiperlinks, ou somente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo do texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diferentes conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informação que estendem ou complementam o texto principal.http://PT.wikipedia.org/wiki/hipertexto. O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente.
N a educação o trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e á produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita o ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma acidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertextos, participam ativamente de um processo de busca e construção de conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto pode nós levar a essa intenção. Uma atividade traz benefício extraordinários no que diz respeito à construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagens para a educação do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. Trabalhar com hipertexto leva o aluno à produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica inserindo o aluno e processo educativo no mundo digital. Em sua produção aluno se refere a conhecimentos antes apreendidos, mantendo uma relação sempre com o texto.

 Referência Bibliográfica: http://pt.wikipédia.org/wiki/Hipertexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário